Fundo de Compensação do Trabalho (FCT): Como usar saldos acumulados para financiar a formação da sua equipa

by Inês Martins -

24 Jun 2026

Fundo de Compensação do Trabalho (FCT)

O Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) foi criado originalmente para garantir o pagamento parcial de indemnizações por cessação de contratos de trabalho. No entanto, as alterações introduzidas pela Agenda do Trabalho Digno ditaram o fim das contribuições obrigatórias por parte das empresas e estabeleceram novas regras para a mobilização das verbas acumuladas.

Atualmente, o capital retido neste fundo pode ser resgatado pelas organizações para investimentos específicos. Uma das utilizações mais inteligentes e rentáveis autorizadas é, precisamente, o financiamento da formação profissional dos colaboradores, que lhe permite injetar esse capital de volta na produtividade do seu negócio.

Para as empresas que detêm saldos acumulados no FCT, esta é a oportunidade ideal para qualificar as suas equipas e cumprir as obrigações legais de formação, sem qualquer impacto no fluxo de caixa atual.

⚠️ Atenção ao Prazo Limite para pedir o reembolso

As empresas têm apenas até ao dia 31 de dezembro de 2026 para aceder e requerer a utilização dos saldos do FCT.

Após esta data, os valores não reclamados ou utilizados serão transferidos definitivamente para o Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho (FGCT), deixando de estar disponíveis para as empresas.

Como operacionalizar este processo?

O processo de mobilização do saldo exige a submissão do pedido na plataforma oficial do FCT. A empresa deve associar o pedido às ações de formação pretendidas e garantir que a entidade formadora cumpre os requisitos de certificação exigidos por lei.

A Alves & Rasteiro é uma entidade formadora certificada e está capacitada para apoiar a sua empresa em todo este processo. Ajudamos a sua organização a:

  • Identificar as necessidades formativas.
  • Estruturar o plano de formação adequado.
  • Garantir a execução da formação em conformidade com as exigências legais.

Fale connosco e planeie a formação da sua equipa com o saldo do FCT.

partilhe o artigo:

deixe um comentário

Artigos que
possam interessar

by Inês Martins -

31 Jul 2026

Manter uma equipa qualificada e atualizada é um dos pilares mais críticos para a produtividade e competitividade de qualquer empresa. No entanto, conciliar o orçamento

by Inês Martins -

22 Jul 2026

Garantir a segurança contra incêndio num espaço comercial, escritório, fábrica ou edifício público vai muito além de ter extintores pendurados nas paredes. A legislação portuguesa

by Inês Martins -

15 Jul 2026

Se alguma vez tentou licenciar um espaço comercial, abrir um escritório ou gerir um condomínio, é muito provável que já tenha tropeçado na sigla UT.

OS NOSSOS CLIENTES

Newsletter
Receba todas as informações relativas aos nossos serviços
MÉTODOS DE PAGAMENTO​