O n° 4° do artigo 123° do Decreto-Lei n° 108/2018 de 3 de dezembro, refere que o titular da prática de proteção radiológica deve assegurar que é elaborado e implementado um programa de formação e treino adequado aos trabalhadores de emergência, conforme previsto no anexo II do respetivo diploma.
Objetivos:
Conhecer os procedimentos genéricos para avaliação, preparação e resposta a uma emergência radiológica.
Identificar os aspetos pertinentes relativos à otimização da exposição profissional de emergência e da exposição do público.
Duração:
12 horas
Público-alvo:
Trabalhadores de emergência, conforme identificados no Plano de Emergência Interno, independentemente de atuarem ou não como operadores das fontes de radiação.
Certificação:
Certificado emitido pela plataforma SIGO, apenas para os formandos que concluam com aproveitamento, seguindo as normas instituídas pela DGEEC E ANQEP (º 4 da Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho)
Assim que estiverem emitidos, mediantes as regras definidas serão enviados via CTT.
Equipa formativa:
A anunciar
Informação complementar:
Data de início: a anunciar
Valor: 300€
Regime: E-Learning e/ou Presencial
Observação: Quantidade mínima para iniciar a formação é de 10 formandos.
Módulo 1 – Introdução
Módulo 2 – Natureza da Radiação
Módulo 3 – Efeitos da Radiação
Módulo 4 – Práticas de Proteção Radiológica
Módulo 5 – Diretrizes de Vigilância em Casa de Incidente ou Emergência Radiológica
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.