Primeiros Socorros: Como tratar queimaduras?

Uma queimadura é uma lesão na pele, tipicamente classificada consoante a gravidade da mesma. Pese embora também seja possível sofrer uma queimadura devido ao frio, as queimaduras térmicas são as ocorrências mais comuns.

O fogo, água - ou outras substâncias - a ferver, o sol, ou outras substâncias corrosivas, são agentes que têm como consequência este tipo de lesões na pele.  “As queimaduras classificam-se quanto à profundidade em 1.º, 2.º e 3.º grau. Além da profundidade, uma queimadura é tanto mais grave quanto maior for a superfície do corpo afetada.”, como se pode ler no site da Direção Geral de Saúde (DGS).

Independentemente da área de atividade, em qualquer empresa podem acontecer acidentes que resultem em queimaduras de um colaborador, e é importante que as instalações estejam dotadas de um kit de primeiros socorros, bem como haja quem, dentro da empresa, saiba o que fazer perante as situações, avaliando o grau de gravidade e agindo em conformidade.

Sabia que não deve retirar roupa ou outras substâncias que estejam aderentes à pele queimada? E que, no caso de queimaduras de 2º e 3º grau, não deve realizar o arrefecimento com água devido ao risco de infeção por causa da perda de pele?

Esta e outras informações fazem parte do conteúdo programático da formação em Primeiros Socorros que a Alves & Rasteiro ministra nas empresas. Consulte as nossas condições de formação aqui, e fale connosco sobre formas de financiamento!


Partilhar:

Precisa de ajuda?