Delegado de Segurança em Edifícios

Enquadramento:

A entrada em vigor do Regime Jurídico e do Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em edifícios, estabelece que todos os espaços devem ser dotados de medidas de organização e gestão da segurança.

Desta forma surge a função do Delegado de Segurança que atua em representação da entidade responsável, desempenhando um papel essencial na implementação do sistema, na atualização permanente de registos, na organização e preparação das Equipas de Segurança, na regularização de desconformidades, acionando os Plano de Emergência Internos e prestando apoio à intervenção dos Agentes de Proteção Civil.

Este curso foi construído com o objetivo de formar, todos os que pretendam exercer a função de Delegado de Segurança.

Objetivos:

Esta Formação tem como objetivo habilitar os formandos com os conhecimentos necessários para desempenhar a função de Delegado de Segurança em edifícios e estabelecimentos, executando as medidas de autoproteção previstas nos correspondentes Planos de Segurança Internos.

Duração:

20 horas

Público-alvo:

Profissionais que exercem a pretendam exercer a função de Delegado de Segurança, com interesse em atualizar/aprofundar conhecimentos/competências técnicas que permitem o exercício do cargo.

Certificação:

  • A conclusão com aproveitamento confere ao formando um Certificado de Formação Profissional emitidos na plataforma SIGO.
  • A emissão do certificado na referida plataforma, permite a creditação automática das competências no Passaporte Qualifica do formando.

Formadores:

A Anunciar

Conteúdos programáticos:

Mód. 1

Segurança Contra Incêndio em Edifícios

- Conceito;

- Enquadramento legal.

Mód. 2

Medidas de segurança contra incêndio

- Medidas ativas e passivas

Mód. 3

Organização e gestão da segurança

- Procedimentos de alarme;

- Procedimentos de alerta;

- Atuação;

- Coordenação das operações;

- Evacuação;

Mód. 4

Acolhimento, orientação e apoio dos bombeiros

- Reposição da normalidade

Mód. 5

Funcionamento e manutenção de equipamentos de segurança contra incêndio

- Manuseamento de extintores, bocas de incêndio, utilização de rádios e exercícios práticos busca e salvamento, ações de primeira intervenção, ações de evacuação.

Mód. 6

Formação e simulacros.

Tem interesse?


Partilhar:

Precisa de ajuda?