5 razões para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade com a ISO 9001

O mercado global está cada vez mais competitivo. No contexto desta Era Digital em que vivemos os consumidores estão cada vez mais exigentes, obrigando as empresas a inovar, a reforçar a qualidade dos seus produtos e serviços, e a transparência das suas práticas. Pese embora estas não sejam necessidades recentes, pois as empresas debatem-se com a constante capacidade de inovar desde sempre, elas têm vindo a ganhar mais peso na definição dos investimentos estratégicos de todas as organizações.

Os princípios da Gestão da Qualidade

Uma forma eficaz de fazer face a estes desafios prende-se com uma melhor gestão de todos os processos internos de cada organização, que permite garantir a qualidade do produto ou serviço que é entregue. Foi para responder a esta necessidade que, ainda na década de 80, foi criada a norma ISO 9001.

A ISO 9001, que já foi alvo de várias revisões (a última foi publicada em setembro de 2015), é um conjunto de normas de gestão da qualidade, passíveis de serem aplicadas a qualquer negócio. Esta norma, redigida pela International Organization for Standardization (ISO), tem como objetivo garantir que o negócio entrega a mesma qualidade a todos os seus clientes de forma consistente, através de orientações para a definição de processos e procedimentos de cada negócio, com base nos princípios da gestão da qualidade. São eles:

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Comprometimento das pessoas
  • Abordagem por processos
  • Melhoria contínua
  • Tomada de decisão baseada em evidências
  • Gestão das relações

Otimização de recursos e outras vantagens

A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com a norma ISO 9001 oferece vantagens competitivas para a organização, das quais destacamos estas cinco:

1. Redução de Custos

Esta é uma das principais vantagens da norma ISO 9001. Ao padronizar todos os processos e procedimentos internos, permite reduzir custos a vários níveis, nomeadamente identificando e minimizando as perdas e desperdícios, bem como facilitando a mobilidade de funções e o acolhimento de novos colaboradores.

2. Aumento da produtividade

Com a otimização dos recursos e do tempo de execução de cada tarefa todo o processo produtivo flui melhor, o que leva a ganhos de produtividade, e até mesmo ao aumento da motivação e satisfação dos colaboradores.

3. Melhoria da Credibilidade da empresa

A ISO 9001 é conhecida e reconhecida em todo o mundo, oferecendo, através do selo ISO 9001 - a que as empresas que certificam o seu SGQ têm acesso -, uma garantia de credibilidade aos consumidores, mesmo que não tenham qualquer conhecimento prévio da marca/empresa.

4. Acesso a novos mercados

Numa perspetiva de exportação, ou mesmo de internacionalização, um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 ganha particular relevância por facilitar o acesso a novos mercados, especialmente aos mais competitivos. Dependendo do setor de atuação da empresa, há até mercados que requerem que as empresas façam prova do cumprimento de algumas normas que a ISO já incorpora.

5. Satisfação do cliente

O foco no cliente é um dos pilares de um SGQ de acordo com a ISO 9001. Ao conseguirem entregar a mesma qualidade em todos os produtos ou serviços a qualquer cliente, as empresas garantem um elevado grau de satisfação dos mesmos, conseguindo elevar a reputação da empresa, e a taxa de retenção e retorno dos clientes.

Apostar num SGQ de acordo com a ISO 9001 é um investimento que rapidamente traz retorno, pois melhora os resultados operacionais da empresa. Estamos aqui para o ajudar em todas as etapas do processo de implementação do SGQ, fale connosco!


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