Como implementar um Sistema de Gestão Ambiental em 6 passos

A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um fator crítico de sucesso para empresas e organizações que oferece vários benefícios, como já referimos anteriormente aqui no blog (conheça os benefícios aqui).

Mas o que é que precisa de fazer para implementar um SGA na sua empresa? Resumimos o processo em 6 passos:

1º Verificar os requisitos

Comece por identificar o impacto ambiental que a atividade da sua empresa tem. Há emissão de gases para a atmosfera? Produção de resíduos de vários tipos? É indispensável fazer um levantamento dos requisitos, restrições, e obrigações legais aplicáveis a toda a atividade da organização. Nesta fase, é essencial rever os processos e procedimentos internos da empresa, e é aconselhável conversar com as equipas de trabalho – quem executa os procedimentos – para reunir feedback e possíveis sugestões de melhoria.

2º Planeamento

Nesta fase é importante estabelecer a política ambiental da empresa, que balizará todas as ações a tomar. É esta a altura em que se definem os objetivos e os pontos de ação, bem como os impactos previstos e a previsão de atualização do plano em caso de qualquer mudança operacional.

3º Implementação dos requisitos

Este passo é normalmente feito com o apoio de um especialista, que pode ser um consultor externo. Aqui, procede-se às alterações necessários aos procedimentos e rotinas da empresa, de modo a ir ao encontro dos pressupostos definidos no passo anterior.

4º Formação

Para garantir que os processos são implementados em pleno é necessário formar todos os colaboradores para que adaptem os seus comportamentos e rotinas, se necessário. É importante que todos estejam alinhados com o propósito da empresa e do sistema, de forma a que os processos sejam respeitados por todos, em todas as ocasiões.

5º Auditoria interna

Após a implementação, é fundamental fazer uma auditoria para conferir todos os requisitos. A auditoria pode ser feita pelo responsável da empresa ou por um consultor externo. Este passo serve para certificar que a operação da empresa respeita a norma e todos os requisitos necessários, antes de submeter à auditoria da entidade certificadora.

6º Auditoria externa

Depois de implementar todos os processos, está na hora de certificar. Nesta fase, o auditor da entidade certificadora faz uma avaliação oficial e, no caso de estar tudo em conformidade com os parâmetros da norma, atribui o selo de certificação ISO 14001.


Depois de obter a certificação já poderá tirar partido de todos os benefícios que ela oferece, nomeadamente o de utilizar o selo da certificação em todas as ações de marketing da sua empresa.

Na Alves & Rasteiro temos profissionais experientes na implementação de Sistemas de Gestão Ambiental de acordo com a norma ISO 14001. Precisa de ajuda? Fale connosco! 


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