5 benefícios da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental com a ISO 14001

O ambiente tem assumido cada vez mais importância social e económica. Neste contexto, foi criada uma norma internacional que certifica a conformidade dos processos de cada empresa com a proteção ambiental: a norma ISO 14001. Esta norma possibilita às empresas implementar um sistema que otimiza os seus processos, através da identificação e gestão dos riscos ambientais associados à atividade desenvolvida, e demonstra publicamente o seu compromisso com a preservação do meio ambiente.
Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) têm vindo a ganhar relevância, como resposta a uma maior consciencialização por partes dos consumidores quanto aos processos de produção dos bens e serviços que adquirem. Uma investigação feita pela Tetra Pack, em 2017, concluiu que “85% dos consumidores consideram que a importância das questões ambientais vai aumentar”, bem como que “42% dos consumidores procuram determinados logotipos, selos e certificações nas embalagens dos produtos, que são o canal preferido para obter informações sobre o impacto ecológico dos mesmos” (saiba mais aqui).

A certificação do SGA, de acordo com a ISO 14001, traz vários benefícios às empresas, especialmente tendo em conta a sua abrangência global, que garante o reconhecimento do certificado em todo o mundo. Além disso, oferece ainda um conjunto de vantagens adjacentes que demonstram que este é um investimento com retorno. Conheça as 5 principais vantagens:

  1. Certifica o compromisso ambiental
    As empresas ou organizações que recorrem à certificação ISO 14001 demonstram o seu compromisso com o ambiente, reforçando o seu posicionamento institucional através da exibição de um selo globalmente reconhecido.
  1. Torna mais fácil exportar
    Num mercado global, a certificação ISO 14001 oferece uma vantagem competitiva na exportação e na entrada em novos mercados, particularmente nos mais exigentes.
  1. Diminui os custos de produção
    A implementação do SGA ajuda a diminuir os custos, uma vez que otimiza os processos de produção, permitindo identificar e aproveitar soluções como o aproveitamento de energia. Além disso, ao otimizar os processos minimiza-se o risco de acidentes que podem trazer custos avultados não só em termos de quebras de produção, mas também em termos de reparações e compensações ambientais, e até mesmo coimas.
  1. Melhora a imagem e a credibilidade
    Os consumidores estão cada vez mais preocupados com as práticas ambientais das empresas. A exibição de um certificado internacional e independente garante credibilidade à empresa, distinguindo-a da concorrência, e melhorando a imagem e reputação junto dos clientes.
  1. Aumento da competitividade
    A otimização de processos e de custos, bem como o reconhecimento do consumidor perante a certificação do SGA, são dois fatores que contribuem muito significativamente para que uma empresa cumpra a sua missão, e vá ao encontro das necessidades e expectativas dos seus stakeholders. Ou seja, a empresa torna-se mais competitiva.

A nossa empresa fornece serviços de consultoria no âmbito da implementação de Sistemas de Gestão Ambiental de acordo com a norma ISO 14001, auxiliando-o em todo o processo para a submissão ao processo de certificação. Quer certificar a sua empresa neste âmbito? Fale connosco!


Partilhar:

Precisa de ajuda?