4 razões para fazer uma auditoria de segurança contra incêndios ao edifício da sua empresa

A segurança de pessoas e bens é uma prioridade para qualquer entidade. Infelizmente, a eclosão de um incêndio num edifício é uma ocorrência que nem sempre podemos controlar, mas é possível minimizar riscos, e estabelecer procedimentos para minimizar danos. É por isso que as Medidas de Autoproteção são tão importantes (além de serem um requisito legal). Só que a as empresas estão em constante mudança, e é por isso que devem verificar, periodicamente, as condições de segurança, de modo a garantir a operacionalidade e eficácia dos meios e sistemas de segurança contra incêndios.

Alguns edifícios estão sujeitos a inspeções periódicas por parte das entidades competentes, o que reforça a necessidade de garantir que tudo está em conformidade com os pressupostos legais aplicáveis, sob pena de ter que pagar coimas por incumprimento e/ou desconformidades. Mesmo os edifícios que não estão sujeitos a inspeções periódicas regulares podem ser sujeitos a inspeções extraordinárias por parte das autoridades.

Evitar coimas é certamente uma razão a ter em conta, mas, mais importante ainda, são as 4 razões que enumeramos de seguida:

1. Verificar desconformidades

A auditoria consiste numa visita às instalações para verificação do estado dos equipamentos e sistemas de segurança. É analisado se tudo está colocado no seu devido lugar e a funcionar em pleno. Além disso, é efetuada a verificação dos caminhos de evacuação – se estão devidamente sinalizados e desobstruídos – e se os registos de segurança estão preenchidos e atualizados. Estas desconformidades são assinaladas no relatório da auditoria, onde é indicado o que fazer para as resolver.

Um extintor fora do sítio, por exemplo, pode causar prejuízos humanos e materiais irreparáveis!

2. Sugestões de melhoria

Ao fazer a auditoria ao edifício, por vezes percebe-se que os procedimentos definidos nas Medidas de Autoproteção já estão desadequados da realidade. O relatório de auditoria contempla uma secção de sugestões de melhoria, que vão desde a atualização de um equipamento ou sistema, à alteração de caminhos de evacuação.

Esta última situação é bastante frequente, visto que, ao longo do tempo, a organização interna das instalações vai-se alterando, e essas mutações podem implicar uma necessidade de otimizar os caminhos de evacuação.

3. Esclarecimento de dúvidas e sensibilização para comportamentos indevidos

As instituições não são estanques, e há sempre pessoas em movimento dentro delas. Com isto, é natural que nem toda a gente esteja informada a 100% sobre como se proteger com caso de incêndio no edifício. A realização de uma auditoria oferece a oportunidade perfeita para esclarecer dúvidas de todas as pessoas que frequentam com regularidade as instalações, bem como de sinalizar alguns comportamentos indevidos.

A título de exemplo: a pessoa responsável pela limpeza das instalações costuma colocar o seu material num local de fácil acesso, que coincide exatamente com a localização de uma das botoneiras. Sem saber, a pessoa tem por hábito deixar o carrinho onde faz a recolha do lixo em frente à botoneira, tapando-a por completo, o que impede a sua rápida localização e ativação, em caso de deflagração de um incêndio.

Na maioria dos casos, estes comportamentos acontecem por desconhecimento das pessoas que os praticam, e, após a ação pedagógica de sensibilização, são prontamente corrigidos.

4. Redução risco de ocorrência de acidentes

A realização de auditorias permite identificar e resolver problemas que, na maior parte das vezes, as empresas nem sequer se apercebem que existem (falta de sinalização, equipamentos fora de validade, etc.). A identificação atempada destas questões é uma salvaguarda quanto à ocorrência de incêndios, minimizando o risco de deflagração e maximizando a eficácia da resposta, quando necessária.

Na Alves & Rasteiro temos uma vasta experiência no âmbito da segurança contra incêndios, por isso, se tiver alguma questão, não hesite em contactar-nos!


Partilhar:

Precisa de ajuda?