Importância de um Plano de Evacuação e de Medidas de Autoproteção para a sua Empresa

Importância de um Plano de Evacuação e de Medidas de Autoproteção para a sua Empresa.

Importância de um Plano de Evacuação e de Medidas de Autoproteção para a sua Empresa

Já imaginou a sua empresa ser alvo de um incêndio e não conseguir minimizar as consequências por falta de medidas de autoproteção?

Alves & Rasteiro | Engenharia, Consultoria e Formação proporciona-lhe a capacidade de prever eventuais riscos e estar apto para resolvê-los, caso aconteçam, seja na própria instalação, equipamentos e/ou colaboradores.

As Medidas de Autoproteção consistem em procedimentos de organização e gestão de segurança, de forma a garantir a manutenção das condições de segurança contra incêndios e assegurar que existe uma estrutura definida capaz de dar resposta a um possível caso de emergência. Estas medidas garantem que os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios encontram-se em condições e certificam o correto plano de evacuação em caso de emergência

As Medidas de Autoproteção aplicam-se a todos os edifícios e recintos. Existem três principais tipos de Medidas de Autoproteção. As Medidas de Prevenção, as Medidas de Intervenção em caso de Incêndio e os Registos de Segurança. As Medidas de prevenção englobam os procedimentos ou planos de prevenção, a formação em segurança contra incêndio e a realização de simulacros. As Medidas de Intervenção em caso de Incêndio são, exatamente, os procedimentos de emergência ou planos de emergência internos que se cumprem em situações de emergência. Os Registos de Segurança enquadram os relatórios de inspeção, as ações de manutenção e ocorrências.

A título de exemplos de Medidas de Prevenção temos os procedimentos de exploração e utilização dos espaços, das instalações técnicas (quadro elétrico) e operação dos equipamentos e sistemas de segurança (extintores). 

As Medidas de Intervenção englobam os planos de atuação e evacuação, o plano de emergência interno que engloba a identificação dos riscos, o organograma de segurança, as instruções de segurança, plantas de emergência). A Formação em Segurança contra Incêndio consiste na informação de todos os colaboradores. Por fim, os Simulacros são os testes ao plano de emergência interno.

A um possível caso de emergência é necessário que a sua empresa consiga responder com brevidade e organização, daí a importância de um plano de evacuação. Este permite que os colaboradores conheçam os meios a adotar em situações de emergência.

Alguns pontos que engloba são a sinalização adequada e visível, o uso da porta corta-fogo, a organização no abandono do edifício. De carácter geral, o Plano de Evacuação aumenta a confiança de todos (os que trabalham na sua empresa), evita a escalada de imprevistos, serve para proteger os clientes ou visitantes, contribui para reduzir os custos financeiros e prejuízos humanos.

O Plano de Evacuação é importante, também, para melhorar a imagem da sua empresa. Se quer trabalhar com confiança não hesite em adotar as Medidas de Autoproteção na sua organização.

Pode informar-se sobre as formações que a Alves & Rasteiro oferece sobre Medidas de Autoproteção que mais se enquadrarão às necessidades da sua organização.

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare