Alves Rasteiro

Glossário

r

REAÇÃO AO FOGO - Resposta de um produto ao contribuir, pela sua própria decomposição, para o início e o desenvolvimento de um incêndio, avaliada com base num conjunto de ensaios normalizados.

RECINTO AO AR LIVRE - Espaço delimitado geometricamente (sem necessidade de barreira física) dentro de uma parcela, destinado a um tipo concreto de atividade ao ar livre, podendo ter construções permanentes ou temporárias.

RECINTO ITINERANTE - Espaço delimitado, coberto ou não, afeto por um período de tempo limitado a um tipo concreto de atividade que, pelas suas características de construção, se pode deslocar e instalar com facilidade.

RECINTO PARA ESPECTÁCULOS AO AR LIVRE - Espaço dotado de uma estrutura permanente ou desmontável, com uma envolvente aberta, podendo ou não ser parcialmente coberto, suscetível de utilização para espetáculos.

REDE DE INCÊNDIO ARMADA - Rede de água, exclusivamente destinada ao combate a incêndios, mantida permanentemente em carga e dotada de bocas-de-incêndio armadas.

REDE HÚMIDA - Tubagem fixa e rígida montada num edifício, permanentemente em carga, ligada a uma rede de água, exclusivamente destinada ao combate a incêndios.

REDE SECA - Tubagem fixa e rígida montada, com carácter permanente, num edifício, e destinada a ser ligada ao sistema de alimentação de água a fornecer pelos bombeiros, e posta em carga no momento da utilização. Trata-se de uma instalação destinada a apoiar as operações de combate a um incêndio por parte dos bombeiros. Para tal, dispõe de uma entrada de alimentação dupla com uniões storz de 75 mm, em local exterior acessível aos bombeiros, e bocas-de-incêndio interiores não armadas, cada uma delas com duas saídas com uniões storz de 52 mm.

REGISTO - Dispositivo móvel de obturação da secção de uma conduta ou de uma abertura, aberto ou fechado na sua posição normal, de comando automático ou manual.

REGISTO RESISTENTE AO FOGO - Registo de acionamento automático com uma dada qualificação de resistência ao fogo determinada em ensaio normalizado de resistência ao fogo padrão, destinado a impedir a propagação de um incêndio ou dos seus efeitos através de uma conduta ou de uma abertura, durante um certo período de tempo.

REGISTOS DE SEGURANÇA - Conjunto de documentos, auditáveis pelas entidades fiscalizadoras competentes, que contém os registos de ocorrências relevantes e de relatórios relacionados com a segurança contra incêndios. As ocorrências devem ser registadas com data de início e fim, e responsável pelo seu acompanhamento, referindo-se, nomeadamente, à conservação ou manutenção das condições de segurança, às modificações, alterações e trabalhos perigosos efetuados, incidentes e avarias ou, ainda, visitas de inspeção. De entre os relatórios a incluir nos registos de segurança destacam-se os das ações de instrução e de formação, dos exercícios de segurança, e de eventuais incêndios ou outras situações de emergência.

RESISTÊNCIA AO FOGO - Propriedade de um elemento de construção, ou de outros componentes de um edifício, de conservar, durante um período de tempo determinado, a estabilidade e/ou a estanquidade, isolamento térmico, resistência mecânica, ou qualquer outra função específica, quando sujeito ao processo de aquecimento resultante de um incêndio. ~Padrão: Resistência ao fogo avaliada num ensaio com um programa térmico de fogo normalizado.

RESPONSÁVEL DE SEGURANÇA - Órgão, ou pessoa dirigente hierárquico máximo da entidade, responsável pelo cumprimento permanente das medidas de segurança contra incêndios num edifício, estabelecimento, recinto ou parque de estacionamento.

Precisa de ajuda?