Alves Rasteiro

Glossário

e

EDIFÍCIO - Toda e qualquer edificação destinada à utilização humana que disponha, na totalidade ou em parte, de um espaço interior utilizável.

EDIFÍCIOS INDEPENDENTES - Edifícios dotados de estruturas independentes, sem comunicação interior ou, quando exista, efetuada exclusivamente através de câmaras corta-fogo, e que cumpram as disposições regulamentares relativamente à resistência ao fogo dos elementos de construção que os isolam entre si.

EFECTIVO - Número máximo de pessoas estimado para ocuparem, em simultâneo, um dado espaço de um edifício ou de um estabelecimento.

ESCADA SUPLEMENTAR - Escada adicional às exigidas para a evacuação, instalada para satisfazer necessidades funcionais.

ESPAÇO CÉNICO ISOLÁVEL - Espaço, podendo ser constituído por palco com pé direito superior a 9 m, subpalco e teia, destinado à exibição pública de espetáculos de natureza artística, cultural ou recreativa, situado em edificações fechadas e cobertas, isolável em caso de incêndio.

ESTABELECIMENTO - Edifício, recinto ou parte deles, destinado a uma única ocupação distinta da habitação ou de estacionamento de veículos.

ESTABELECIMENTO QUE RECEBE PÚBLICO - Estabelecimento ao qual o público tem acesso, independentemente de esse acesso ser ou não controlado.

ESTABILIDADE AO FOGO - Propriedade de um elemento de construção, com funções de suporte de cargas, capaz de resistir ao colapso durante um período de tempo determinado, quando sujeito à ação de incêndio.

ESTACIONAMENTO COLETIVO COBERTO - Espaço coberto com área compreendida entre 50 e 200 m² destinado ao estacionamento automóvel.

ESTACIONAMENTO INDIVIDUAL COBERTO - Espaço coberto com área inferior a 50 m² destinado ao estacionamento automóvel.

ESTANQUIDADE AO FOGO - Propriedade de um elemento de construção com função de compartimentação de não deixar passar, durante um período de tempo determinado, qualquer chama ou gases quentes.

EVACUAÇÃO - Movimento de ocupantes de um edifício para uma zona de segurança, em caso de incêndio ou de outros acidentes, que deve ser disciplinado, atempado e seguro.

EXTINTOR DE INCÊNDIO - Aparelho contendo um agente extintor, que pode ser descarregado sobre um incêndio por ação de uma pressão interna. Deve estar em conformidade com as NP EN 3, NP EN 1866 e NP 4413.

EXUTOR DE FUMO - Dispositivo instalado na cobertura de um edifício ou de um espaço e suscetível de abertura em caso de incêndio, permitindo a desenfumagem por meios naturais.

Precisa de ajuda?