Alves Rasteiro

Glossário

a

AGENTE EXTINTOR - Substância sólida, líquida, ou gasosa, especificamente adequada para extinguir um incêndio, quando aplicada em determinadas condições.

AGENTE EXTINTOR PADRÃO - Água.

ALARME - Sinal sonoro e/ou luminoso para aviso e informação de ocorrência de uma situação anormal ou de emergência, acionado por uma pessoa ou por um dispositivo ou sistema automático.

ALERTA - Mensagem transmitida aos meios de socorro, nomeadamente aos bombeiros, que devem intervir em caso de incêndio num edifício, estabelecimento, ou parque de estacionamento.

ALTURA DA UTILIZAÇÃO TIPO - Diferença de cota entre o plano de referência e o pavimento do último piso acima do solo suscetível de ocupação por essa utilização-tipo.

ANEPC - A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil é o organismo do Ministério da Administração Interna de Portugal responsável pelo planeamento, coordenação e execução da política nacional de proteção civil.

APARELHO DE AQUECIMENTO AUTÓNOMO - Aparelho independente, fixo ou móvel, que produz e emite calor para o ambiente no local onde está instalado. Pode ser de combustão direta, recorrendo a combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos, ou sem combustão, alimentado por energia elétrica.

ÁREA BRUTA DE UM PISO OU FRAÇÃO - Superfície total de um dado piso ou fração, delimitada pelo perímetro exterior das paredes exteriores e pelo eixo das paredes interiores separadoras dessa fração, relativamente às restantes.

ÁREA ÚTIL DE UM PISO OU FRAÇÃO - Soma da área útil de todos os compartimentos interiores de um dado piso ou fração, excluindo-se vestíbulos, circulações interiores, escadas e rampas comuns, instalações sanitárias, roupeiros, arrumos, armários nas paredes e outros compartimentos, descontando encalços até 30cm, paredes interiores, divisórias e condutas.  

ÁREA ÚTIL DE UM EXUTOR - Área geométrica de um exutor corrigida pelo produto por um fator de construção, determinado em ensaios. Esse fator, inferior à unidade, é representativo da resistência aerodinâmica à passagem de fumo no exutor.

ASCENSOR PRIORITÁRIO PARA BOMBEIROS - Elevador situado na fachada de um edifício ou no seu interior, dispondo neste caso de caixa própria protegida, equipado com maquinaria, fonte de energia permanente e comandos especialmente protegidos, com dispositivo de comando para utilização exclusiva pelos bombeiros, em caso de emergência.

ALTURA ÚTIL - Menor pé-direito existente ao longo de toda a via de acesso a um edifício.

Precisa de ajuda?