Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Enquadramento:

É conhecida à formação uma importância estratégica, enquanto espaço privilegiado para a aquisição de conhecimentos e saberes.
Neste contexto, a qualidade dos formadores é considerada um pilar fundamental no desenvolvimento dos processos formativos.
Para garantir intervenções formativas de qualidade surgiu a obrigatoriedade da certificação profissional para todos os formadores que desenvolvessem a sua atividade.
O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores assume cada vez mais importância, na medida em que é imprescindível a existência de técnicos devidamente qualificados para o desempenho da respetiva função.
A realização deste curso é condição essencial para poder dotar os participantes de novos e adequados conhecimentos, fundamentalmente ao nível das Técnicas Pedagógicas, indispensáveis ao exercício da função de Formador.

Objetivos:

No final desta ação de formação, os formandos serão capazes de:
Adquirir, atualizar e o aperfeiçoar competências, transferíveis para a sua prática, quer ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função, nomeadamente:
• na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
• na gestão e coordenação de formação;
• no campo de investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades da formação…

Duração:

90 Horas

Público-alvo:

Pessoas que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.

Certificação:

• O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores é homologado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (I.E.F.P.), entidade responsável pela emissão do Certificado de Competências Pedagógicas, (CCP) de Formador(a). Os CCP são emitidos de forma automática e por via eletrónica, através do Portal NetForce.
• Os formandos têm de se registar, a partir do momento em que formalizam inscrição na ação de formação do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, no NetForce (IEFP).
• Devem os formandos entrar em http:\\netforce.iefp.pt e fazer o seu registo em “Login ou Registo”. Após o registo o sistema envia um link para confirmarem o registo. Posteriormente devem entrar novamente na plataforma e atualizar os dados pessoais e de contacto. Os formandos têm que obrigatoriamente fazer este processo até ao dia seguinte do início da ação de formação. Este processo é obrigatório, caso contrário a entidade formadora (Conclusão) não consegue alocar os formandos à ação de formação.

Formadores:

A definir.

Informação complementar:

Valor: 200€

CAMPANHA PROMOCIONAL: 185€

Conteúdos programáticos:

Módulo 1. Formador: Sistema, Contexto e Perfil

Módulo 2. Simulação Pedagógica Inicial

Módulo 3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação

Módulo 4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas

Módulo 5. Operacionalização da Formação: Do Plano à Ação

Módulo 6. Recursos Didáticos e Multimédia

Módulo 7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem

Módulo 8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens

Módulo 9. Simulação Pedagógica Final

Tem interesse?


Partilhar:

Precisa de ajuda?